23 de agosto de 2017 as 10:11 / Geral

Novo método de classificação de risco e novos horários de atendimentos para acabar com as filas nos Postos de Saúde Municipais.

Buscando terminar com as filas de espera na madrugada, em busca de atendimento, a Secretaria Municipal de saúde iniciará, a partir de setembro, um novo modelo de atendimento aos pacientes da Rede Municipal de Saúde.

A partir da implantação, o atendimento será através da classificação de risco, e não mais ordem de chegada (Fila). A prioridade passará a ser o estado de saúde do usuário. Todos os usuários serão atendidos nas unidades, sendo que os casos mais graves terão atendimento prioritário, assim como haverá agendamentos para as situações de menor complexidade.

O novo horário de atendimento das unidades de saúde será das 08h às 11h30min; e, das 13h30min às 17h, de segunda à sexta. Os casos de emergência continuarão sendo atendidos normalmente, nas Unidades de Saúde e Plantão do HSSND.

De acordo com a Secretária de Saúde – Marileisa Valandro, a intenção é melhorar a qualidade do atendimento aos usuários. “ O programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade a nível nacional, regional e local, de maneira a permitir uma maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica. ” Destacou.

Como vai funcionar?

Ao dirigir-se a uma das Unidades, o usuário passa inicialmente por uma avaliação dos profissionais de atendimento que realizarão um diagnóstico prévio e encaminhamento para a consulta.

Este método de atendimento, entre outros procedimentos que, aos poucos, estarão sendo implantados nas Unidades de Saúde, seguem os protocolos específicos de classificação de risco, regulamentados pelo Ministério da Saúde.

O objetivo de tudo isso é a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde oferecidos em Espumoso. Para maior esclarecimento, a Secretaria Municipal de Saúde está criando uma sala de espera nas Unidades de Saúde para explicar a dinâmica desse novo método que irá cessar as filas para retirada de fichas em busca de atendimento médico.