08 de julho de 2022 as 09:18 / Educação

O contato com o universo da alfabetização

A formação com os professores alfabetizadores, em parceria com a Secretaria de Educação, foi coordenada pela Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Josiane Hertel no dia 23 de junho de 2022 com os grupos de estudo de alfabetização dentro do projeto: “A arte de alfabetizar- Possibilidades e desafios pós-pandemia” com o tema: “Alfa Batizando o contato com o universo da Alfabetização”, pois como disse Josiane, a alfabetização não deixa de ser um batismo na vida da criança.

Essa formação foi focada nas Hipóteses da Escrita, segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que são: pré-silábico; silábico sem valor sonoro; silábico com valor sonoro; silábico-alfabético e alfabético. O professor, sendo conhecedor dessas hipóteses poderá trabalhar atividades para que o aluno avance nas suas dificuldades em determinada fase em que se encontra. Josiane fez uma reflexão de que o professor é um semeador e que as sementes plantadas irão refletir na aprendizagem da criança, independente do tempo que passe e, que a sua existência faz uma diferença positiva, quer o professor veja ou não.

E terminou dizendo que o acolhimento e o amor que é oferecido dentro do processo de alfabetização, faz a diferença na vida dessas crianças. Essa formação foi um momento de compartilhar saberes e vivências entre os professores alfabetizadores, psicopedagogas, coordenadores das escolas municipais e coordenadoras da Secretaria de Educação.