Encerradas as aplicações do inseticida BRI (borrifação residual interna) nas escolas
Nesta semana, encerrou-se as aplicações do inseticida BRI (borrifação residual interna) nas escolas da rede municipal e estadual de nosso município. Esse trabalho é feito para auxiliar o combate ao mosquito Aedes aegypti e faz parte das ações preconizadas pela Coordenadoria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.
A equipe de Endemias entrou em contato com todas as escolas da rede municipal, tanto de Ensino Fundamental quanto as EMEIS, e os colégios estaduais, oferecendo a aplicação do inseticida previamente ao retorno as aulas. Todas as escolas do município, e ainda as estaduais IEE Ruy Piégas da Silveira, EEEF André Lupatini e EEEF Professor Affonso Luiz Spada, aderiram ao projeto para reforçar a proteção dos seus alunos, funcionários e professores. A Escola Belizário de Oliveira Carpes, da Campina Redonda, também manifestou interesse e está aguardando organização de agenda.
A partir deste momento, passa-se para a segunda etapa deste trabalho, onde o foco são o restante dos prédios públicos e, posteriormente, os privados, que manifestarem interesse neste tratamento.
Nesta sexta-feira, 14/02, será aplicado o inseticida no pavilhão do Parque de Exposições Armídio Bertani, na sede dos escoteiros Sentinela do Jacuí e no Módulo Esportivo.
O BRI tem ação residual de até 4 meses e seu efeito mata os mosquitos Aedes aegypti que pousarem nas paredes tratadas e não oferece riscos à saúde de seres humanos e animais domésticos.
A Equipe de Endemias, juntamente com a Vigilância Ambiental em Saúde e Vigilância Sanitária, reforça que esse trabalho não acaba com a necessidade de cada um fazer a sua parte nos cuidados para evitar água parada. Ele apenas é mais uma ferramenta que auxilia no controle deste inseto tão nocivo a saúde das pessoas.
Este momento é crucial, todos precisam redobrar os cuidados para evitarmos que a doença volte a ocorrer em nosso município.
Lembre-se, dengue MATA!!
AsCom Prefeitura Municipal de Espumoso