01 de agosto de 2017 as 14:40 / Geral

Realizada a VII Conferência Municipal da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta sexta-feira, 28, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde municipal.

O evento realizado no auditório do Centro Cultural Dr. Getúlio Soares de Chaves contou com a participação do prefeito Douglas Fontana, Vice-prefeito Zelindo Signor Netto, Secretária de saúde e primeira Dama Marileisa Valandro, vereadores, autoridades locais, funcionários da secretaria Municipal de saúde e comunidade em geral.

O tema principal deste ano abordado foi “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem de você, ” Estratégia da Saúde da Família como organizadora da atenção básica do Município. As conferencias municipais em seu geral tem como objetivos principais de assegurar a participação do cidadão nos assuntos pertinentes ao Estado e a defesa de seus direitos junto a Constituição Federal.

Em seu discurso de abertura, o prefeito Municipal Douglas Fontana destacou as principais ações do governo na saúde, e enfatizou a importância da implantação do programa de Estratégia da Saúde da Família (ESF). “Hoje temos a oportunidade de ouvir a comunidade e juntos montar uma estrutura cada vez melhor na saúde municipal, já tivemos bons resultados e devemos isso aos secretários, aos funcionários e a comunidade que sabe que temos compromisso em fazer o melhor, e a prova disso, é a implantação dos ESFs, que atenderão a comunidade no Depósito, no Bairro São Valentim, no Centro Municipal de Saúde e no Bairro Martini, ESF esse último que conseguimos aprovar o projeto de engenharia e nós próximos meses teremos início da obra.” Destacou Fontana.

A Secretária de Saúde, Marileisa Valandro avaliou positivamente o evento e salientou a importância das discussões e informações esclarecidas para a comunidade. “O evento foi muito positivo, podemos aqui informar a comunidade sobre as mudanças que serão feitas com a implantação do ESF e informar que a partir da implantação, os munícipes serão atendidos na unidade de atendimento mais próximo, e não precisará mais acordar de madrugada e ficar esperando na fila para marcar uma consulta, assim como terá a sua disposição uma equipe e equipamentos qualificados da mesma forma independente de qual unidade ele for atendido. ” Explicou Marileisa.

A Conferência Municipal de saúde contou com a participação de cerca de 200 pessoas e de acordo com a secretaria, foi a maior já realizada em Espumoso.