13 de novembro de 2017 as 09:30 / Geral

EDUCAÇÃO – A Secretaria Municipal de Educação de Espumoso juntamente com a Cotriel e Syngenta, promoveram o encerramento do Projeto Escola no Campo.

Na tarde de sexta-feira, 10, na AFECO de Espumoso, alunos das escolas EMEF Augusto Peruzzo, EMEF Imaculada Conceição e EMEF Emílio Henrique Schmitt participaram do encerramento do Projeto Escola no Campo.

Ao iniciar o ano letivo de 2017, alunos e professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Augusto Peruzzo, Imaculada Conceição e Emílio Henrique Schmitt, foram desafiados a incluir na grade escolar estudos sobre assuntos voltados ao Meio Ambiente, como manejo do solo, cuidados com a água, sustentabilidade, importância do uso de EPI’s para aplicação de defensivos, destinação correta do lixo e embalagens de agrotóxicos, entre outros assuntos de grande importância para o trabalho no campo.

A Secretária Municipal de Educação, Simonara Copini Pastório, destacou a importância do projeto “Houve uma grande valorização das escolas do interior e a sustentabilidade das famílias com envolvimento de toda a comunidade escolar onde todos saem vencedores, valorizando a propriedade dos pais, escola e lugar onde vivem. Gostaria de agradecer à Cotriel e a Syngenta que através da parceria com essas empresas foi possível a viabilização do Projeto Escola no Campo”.

A Representante Técnica da Syngenta, Juliana Hanes, salientou a importância do Escola no Campo e da educação dos jovens visando mantê-los no campo e no agronegócio, agradeceu a Administração Municipal e a Cotriel pela parceria no desenvolvimento do projeto.

O Presidente da Cotriel, Leocesar Nicolini, demonstrou satisfação com esse momento importante, destacou que esse projeto é uma semente plantada, um sonho da Cooperativa e com a cooperação e muito trabalho dos jovens e professores se tornou realidade. Leocesar falou ainda sobre a responsabilidade dos jovens de nos substituir no futuro, buscando conhecimento e oportunidades de aprender junto aos professores e pais, através da educação, espírito de cooperação, assim será possível fazer um futuro melhor. Ao finalizar, agradeceu a parceria da Syngenta, Secretaria de Educação e Administração Municipal em defesa do agro.

Representando o Prefeito Municipal, a Secretária Municipal de Saúde, Marileisa Valandro, destacou os investimentos da Administração Municipal em educação, que vem empenhada em promover as melhorias necessárias na rede municipal de ensino. Marileisa ainda ressaltou que o conhecimento ninguém pode nos tirar, só através dele podemos mudar a nossa realidade, com projetos bem elaborados, junto às famílias e a comunidade.

Na ocasião, a Banda Fênix executou o Hino Nacional dando abertura às solenidades e demais apresentações. Os alunos da Oficina de violão da Escola Augusto Peruzzo, do Pontão do Butiá, executou as músicas “Obrigado ao homem do campo” e “Céu, sol, sul, terra e cor” e os alunos da Escola Imaculada Conceição, do Depósito, apresentaram a música “Canção das Manhas do Campo” de autoria da Professora Suzana Maria Cabral.

As escolas participantes do Projeto, apresentaram os seus trabalhos realizados durante o ano e as autoridades presentes fizeram a entrega dos Prêmios aos alunos destaques no ano.

Encerrando o evento, os presentes puderam assistir às apresentações do Projeto Municipal de Artes Sirsenses, em parceria com o programa ABB Comunidade, da Cidade de Tapera/RS, e da Cia Burzum, de Santo Ângelo/RS.

Alunos destaque:

EMEF Augusto peruzzo