02 de abril de 2018 as 10:52 / Geral

Secretaria Municipal da Saúde de Espumoso com o projeto Espumoso é Vida

Na tarde de terça-feira, 27, no ESF Renê Baccin, aconteceu o 1º Encontro do Grupo, Abrangendo hipertensos e diabéticos, dos bairros São Valentim, Luiz Parizotto, Arroio e Habitar Brasil, na oportunidade foi trabalhado o tema “A Importância da Higiene” com explanação de cuidados básicos e orientações sobre a higiene no dia a dia das pessoas, a Secretaria de Saúde promoveu várias ações, como corte de cabelo e manicure, através de profissionais voluntários. Também houve sorteio de produtos de higiene pessoal, além da verificação de pressão arterial e do nível de glicemia.  “As atitudes em relação a higiene devem fazer parte da rotina diária, independentemente da idade, pois ajudam na solução da busca de uma boa saúde e melhor qualidade de vida. Parece óbvio, mas um simples descuido nos hábitos de higiene podem ocasionar inumeros problemas como contaminações e infecções responsáveis por várias doenças”, ressaltou a enfermeira responsável Kelli Cechele.

A secretária da saúde Marileisa Valandro explica que este projeto visa proporcionar momentos de informação e orientação as famílias no intuito de se realizar trabalho preventivo e educativo de cuidados com a saúde. Os grupos são mais um projeto da Secretaria Municipal de Saúde que integram a comunidade e a equipe de funcionários da secretaria, e tão logo o projeto dos ESF seja implantado o plano será ampliado para a toda comunidade espumosense da cidade e do interior. São abordados diversos assuntos como combate ao tabagismo, reeducação alimentar, grupos de gestantes, diabéticos e hipertensos, terapias, entre outros.