20 de janeiro de 2023 as 19:59 / Educação, Geral

Destaque Estadual do projeto COTRIEL Educando para o Campo em parceria com a Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Espumoso, em parceria com a COTRIEL, desenvolve em âmbito regional o Projeto: “COTRIEL Educando para o Campo; com o objetivo de sensibilizar e desenvolver nas escolas rurais atividades teóricos x práticas relacionadas à saúde, ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao empreendedorismo.

No ano de 2022 a SESCOOP/RS lançou o Programa de Fundo Social e esse projeto foi selecionado entre os 10 classificados no estado que receberão R$1,6 milhões de investimentos. As assessoras pedagógicas Cristiane Bonacina Vione e Janesca Stefenon Ozelame avaliam esta conquista ao emprenho de todos os envolvidos, pois as atividades desenvolvidas auxiliam aos educacandos uma postura diferente em seus hábitos e atitudes através da educação-cooperativa-escola, sendo o aluno o protagonista do processo.

As ações contemplam alunos dos 6º anos das escolas Augusto Peruzzo, Imaculada Conceição e Emílio Henrique Schmitt de Espumoso, Princesa Isabel de Alto Alegre, Menino Deus de Campos Borges; Leonel de Moura Brizola e Roberto Textor de Jacuizinho. No ano de 2022 o destaque foram as hortas escolares, evidenciando a sustentabilidade e o empreendedorismo, despertando a consciência ambiental, hábitos de vida saudáveis, incentivo à agricultura familiar, quando o alimento produzido torna-se meio de subsistência e perspectivas de vida no campo.

Com a verba do Fundo Social do SESCOOP/RS as ações para 2023 serão ampliadas e qualificadas: formação de professores, cursos aos alunos, apostilas orientativas, construção de estufas e composteiras, eventos culturais entre outras.

Para Ana Beatriz Gava, assessora administrativa da COTRIEL, a qualidade do projeto resultou neste reconhecimento estadual. “Temos nos empenhado em fazer este trabalho social e graças a atuação de todos os nossos parceiros e, a sensibilidade da OCERGS em proporcionar este apoio importante que vai ajudar a qualificar o projeto.”

Acompanhe a entrevista no vídeo abaixo: