06 de fevereiro de 2023 as 11:14 / Administração, Agricultura e Meio Ambiente

Espumoso decretou situação de emergência

Na tarde da última sexta feira, 03 de fevereiro foi publicado o decreto nº 3.584 de 2023, ao qual decretou situação de emergência em Espumoso. A medida segundo o prefeito Douglas Fontana, foi em virtude de que o município novamente está sendo afetado severamente, com a seca, principalmente o setor agrícola.

Em um levantamento realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Rural de Espumoso, foi constato a perda de mais de 145 milhões de reais com os efeitos da estiagem, e este número segundo o Fontana podem subir, uma vez que a cultura da soja a mais rentável e mais cultivada no município ainda, está na sua fase inicial.

A expectativa agora, segundo o administrador é aguardar a homologação do decreto pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Defesa Civil, e posteriormente pela União.