17 de fevereiro de 2023 as 11:27 / Educação

SECT e Sicredi RS/MG promoveram evento de abertura do ano letivo 2023.

As Secretarias de Educação de Espumoso, Alto Alegre, campos Borges e Jacuizinho, juntamente com o Sicredi RS/MG, através do Programa A União Faz a Vida, promoveram nos dias 13 e 14 de fevereiro, um grande evento para abertura do ano letivo 2023 e formação de professores das Redes Municipais de Ensino.

A programação iniciou na segunda feira, às 9 horas, na sede social da Associação dos Funcionários da Cotriel – AFECO, com Coffee Break, na sequência houve a abertura oficial do evento e o início da capacitação com a palestra: Reencantar-se com o Ato de Educar”, promovido pela Dra. em Educação e Mr. Em Psicologia da Educação, Professora Emília Cipriano.

Ao som de música ao vivo, foi oferecido almoço aos professores que no período da tarde retornaram das atividades de estudo com a palestra: “Práticas Inclusivas, Rompendo Barreiras”, com a Mr. Em Educação e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Professora Ana Rosimari Araújo da Cunha, que ao finalizar sua fala, possibilitou uma reflexão e diálogo mediado pelos assessores pedagógicos do PUFV, Rodrigo Correa Rodrigues e Rita Vargas.

Já na terça feira, 14 de fevereiro, no anfiteatro Veranice Guerreiro Pimel, a formação foi exclusivamente destinada aos professores de Espumoso, em uma iniciativa da SECT. Os trabalhados do segundo dia iniciaram às 8 horas, com a palestra: “ ACI/ACM e a Prática Pedagógica” – com a Psicopedagoga Josiana Madalena Zanini Hertel, em concomitância com a referida palestra, foi oferecida formação destinada aos professores da Educação Infantil, tratando sobre a BNCC – Desafios e Possibilidades para a ação docente” com os assessores pedagógicos do PUFV, Rita Vargas e Rodrigo Corrêa. Para encerrar as atividades, a palestra com a Assessora Pedagógica e Psicopedagoga Angela Denise Cossul de Souza, com o tema: Metamorfose, as transformações da prática docente.

Ao avaliar os dois dias de formação, a Secretária de Educação, Cultura e Turismo, Magali Oliveira, destacou a importância do reencontro e estudo na abertura do ano letivo, “nos preocupamos sempre em proporcionar os melhores temas para reflexão da prática docente, oportunizando troca de conhecimentos, auto avaliação para que os profissionais da educação possam conduzir o melhor trabalho nas salas de aula”, destacou.

A Secretária também evidenciou e agradeceu ao presidente da cooperativa Sicredi Espumoso RS/MG, Deonir José Cechelle, pelo indiscutível apoio e investimento da cooperativa às Secretarias de Educação, através do Programa A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, Educação Financeira, entre outros projetos que contribuem ativamente na Educação da nossa comunidade.

Magali finalizou sua mensagem agradecendo o comprometimento e dedicação de todos os profissionais da educação, das equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino, funcionários, facilitadores e organizadores do evento.

O prefeito em exercício, Zelindo Signor Neto, enfatizou que a secretaria com maior qualificação de profissionais é a da educação, oferecendo um serviço de excelência aos munícipes. Zelo ainda parabenizou toda a equipe da secretaria e agradeceu ao Sicredi Espumoso, pela parceria.