A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
06 de abril de 2023 as 10:58 / Educação

Lançada o 3º Cotriel Educando para o Campo

Na manhã desta terça-feira, 04 de abril, na Sala de Reuniões da Cotriel, aconteceu o lançamento da 3ª Edição do Cotriel Educando para o Campo. A iniciativa é promovida pela Cotriel, com a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso. Este ano, o monitoramento das escolas de Espumoso será feito pela secretaria local e nos educandários de Alto Alegre, Campos Borges e Jacuizinho pela Coeducars, que se soma ao programa, bem como o apoio do Fundo Social do Sescoop/RS, que passa a dar aporte financeiro. As escolas participantes são: Espumoso: Escola Augusto Peruzzo, (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmitt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito); Alto Alegre: Princesa Isabel (Treze de Maio), Campos Borges: Escola Menino Deus (Cidade) e Jacuizinho: Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Roberto Textor (Serra dos Engenhos).

 

Na abertura, a assessora administrativa da Cotriel, Ana Beatriz Gava, agradeceu a parceria das secretarias de educação dos municípios e o empenho das escolas, bem como de toda a comunidade escolar para fazer acontecer o programa: “Quando assumimos, juntamente com a educação de Espumoso, a gestão do programa, não imaginávamos que ia tomar esta proporção. E a premiação obtida através do fundo social do Sescoop, onde passaremos a ter acesso a mais recursos, irá qualificar mais as ações que iremos realizar”, afirmou.

Ao final, Cristiane Vione e Janesca Ozelame, da SMECT de Espumoso, responsáveis pela assessoria do Educando para o Campo apresentaram o tema gerador e o cronograma de atividades para o ano. O tema este ano será Inovação no Empreendedorismo Rural. Cristiane explicou que o objetivo é trazer aos jovens como aplicar conceitos de sustentabilidade, inovação e empreendedorismo nas propriedades, a fim de enxergar oportunidades e valorizar o trabalho do homem do campo, criando soluções que impactem e transformem a vida das pessoas e da comunidade. “A agricultura sustentável tem como metas o ambiente saudável, rentabilidade econômica e equidade social e econômica. Com o programa, conseguiremos implementar várias práticas como reciclagem, descarte correto de embalagens, rotação de cultura, energia renovável, técnicas de reflorestamento, entre outras”, lembrou.

 

Janesca revelou o cronograma de atividades que estão previstas. No próximo dia 19, haverá a primeira formação para gestores escolares e professores, com o doutor na área de inovação, Alexandre Garcia. Entre os meses de maio e setembro, serão realizados cursos sobre o tema “Desenvolvimento Empreendedor”, com o sócio da empresa Raiz Protection, Gabriel Ozelame e curso prático nas hortas escolares com as Engenheiras Agrônomas Fernanda Lemes e Paloma Sexto. Entre maio e outubro, ocorrerão as entregas das apostilas nas escolas e palestra sobre cooperativismo. O encerramento do projeto este ano será dia 31 de outubro, na Afeco, com apresentações das iniciativas de todas as escolas, batizada de “Tarde de Inovação Empreendedora Escolar”.

 

O Cotriel Educando para o campo é destinado a alunos do 6º e 7º ano dos educandários. Este ano irão se somar à iniciativa os municípios de Estrela Velha e Salto do Jacuí, os quais nos próximos dias terão reuniões com a equipe do programa, para definir o número de escolas que irá aderir e a fim de concretizar esta parceria.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotriel.

 

 


Notícias Semelhantes
Espumoso/RS
Praça Arthur Ritter de Medeiros, S/N - CEP: 99400-000
Telefone: (54) 3383.4450
E-mail: contato@espumoso.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 11:30 e 13:30 às 16:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir