14 de junho de 2024 as 14:45 / Administração

Prefeitura trabalha para reduzir riscos de alagamentos e desalojamentos em futuras enchentes

A Administração Municipal de Espumoso, juntamente, com a Defesa Civil de Espumoso, trabalha intensamente para criar planos e projetos, para minimizar e reduzir os efeitos de novas enchentes no futuro. Nesta sexta feira, 14, estiveram no gabinete do prefeito Douglas Fontana, o coordenador da Defesa Civil, César Vinchiguerra, o chefe do setor de engenharia municipal Gerson Cechelle, o coordenador jurídico do município Marcos Luiz Werner, o coordenador de obras Leandro Keller Coleraus, e o vice prefeito Zelindo Signor Neto, tratando do assunto.
Segundo o prefeito, Douglas Fontana, as instituições trabalham em duas frentes no município de Espumoso. Uma delas através da secretaria de obras e serviços urbanos, com um projeto técnico, a fim de criar diques, taludes, e contenções, bem como a realização limpezas e manutenção de bueiros e córregos, a fim de evitar que novos acumulados de chuvas invadam casas, e empresas, especialmente nos bairros, Santa Júlia, Martini e Paraíso.
A segunda frente de trabalho, busca realocar moradores, de áreas, que sejam inviáveis de realizar intervenções, sendo consideradas de alto risco. Para isso o Município, busca realocar estes moradores, no novo projeto habitacional municipal, São Valentim II, e outras áreas onde não há risco de alagamentos.
A prefeitura, busca outros projetos, como a construção de até 50 casas em áreas estratégicas, bem como a disponibilização de um novo terreno, hoje de posse do Estado, próximo ao bairro Arroio, para igualmente, atender as famílias em áreas de risco.
Nesta semana, as máquinas da secretaria de obras e serviços urbanos, está realizando a limpeza de todo o leito do riacho Tigreiro no perímetro urbano. Segundo o prefeito Douglas Fontana, esta medida já evitou muitos alagamentos na cidade, e mais uma vez, vai evitar os efeitos de novas enchentes.