SUS completa 32 anos hoje
Hoje, 19 de setembro o Sistema Único de Saúde completa o seu 32º ano de atuação no Brasil.
O único sistema de saúde público do mundo todo com abrangência universal e acesso de forma democrática é considerado a principal porta para assistência de mais de 150 milhões de pessoas diversos serviços como: consultas médicas e consultas com enfermeiros, curativos, vacinas, tratamento odontológico, prevenção ao câncer de colo de útero e mama, encaminhamentos para especialidades, fornecimento de medicação básica, coleta de exames laboratoriais entre outros.
Falando em dados, o Ministério da Saúde aponta que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 71,1% dos brasileiros buscaram por atendimento nos serviços públicos de saúde, dos quais 47,9% foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 33,2% conseguiram pelo menos um dos medicamentos necessários para seus tratamentos também por meio do SUS.
O Cosems/RS tem como um dos pilares o comprometimento de lutar pela construção de uma saúde pública integral, equânime e de excelência, bases fundamentais de um Estado Democrático de Direito. Com isso, o presidente da instituição, Guilherme Ribas, destaca que “são 32 anos de luta e persistência, por um Sistema Único de Saúde que busca amparar a toda a população desde a baixa complexidade que é a atenção primária, até a alta complexidade que são os leitos e internações hospitalares”.
A criação do SUS, na lei 8.080/1990, viabilizou o acesso universal ao sistema público de saúde. Assim, de acordo com o Ministério da Saúde, a atenção integral à saúde tornou-se um direito de todos os brasileiros, visando à prevenção e à promoção da saúde de forma ampla.