Espumoso presente na 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente dos municípios da AMAJA em Lagoa dos Três Cantos.
A 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente dos municípios da AMAJA foi realizada hoje (14) no município de Lagoa dos Três Cantos.
O tema foi “Emergência Climática – o desafio da transformação ecológica”. Esta Conferência é um evento que reúne representantes de vários municípios para debater questões ambientais. O objetivo é construir propostas para enfrentar os desafios ambientais e enviar delegados para a Conferência Estadual do Meio Ambiente.
Os temas abordados foram conduzidos dentro de cinco eixos temáticos:
– Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça climática, Transformação ecológica e Governança e educação ambiental.
De Espumoso, participou o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Ceccon, também o coordenador da Defesa Civil, Cesar Vinchiguerra, a representante da SECT, Josiane Kaster Rotta, da Secretaria de Obras, Betânia Basso Vieira, e representando a Secretaria de Planejamento, Jorge Stachoviack.
Na divisão do debate sobre os temas, o grupo espumosense ficou responsável por sugerir propostas relativas ao eixo Governança e educação ambiental. Neste sentido, as sugestões foram:
– Criar o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
– Implementar nas escolas o projeto do Comaja, “Recicle Bem”.
– Criar uma disciplina de Educação Ambiental nos educandários.
O Secretário da Agricultura, Fábio Ceccon, destaca que é muito importante existir uma conexão e sinergia entre as diferentes secretarias. “A Secretaria de Obras tem a questão do lixo como um grande desafio. Já a Secretaria de Educação precisa conscientizar as novas gerações sobre a necessidade de reciclar o lixo e diminuir a poluição”, destacou Fábio.
As Secretarias de Planejamento e da Agricultura e Meio Ambiente tem a oportunidade de trabalhar a questão de preservação do solo, com cultivos de cobertura, que aumentem a retenção de carbono e contribuam para a diminuição do efeito estufa.
Josiane Kaster Rotta, da SECT, ressalta que a Conferência foi de grande relevância, pois a educação precisa ser parceira das demais secretarias, uma vez que “muitos comportamentos se modificam pela educação das pessoas”.
Conforme Josiane, com o Meio Ambiente, acontece da mesma forma: “as mudanças passam por aprendizados e será trabalhado no que for possível com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente”.
Cezar Vinchinguerra, da Defesa Civil, destacou que foram importantes os esclarecimentos para a equipe técnica, em função das demandas necessárias nos municípios, no sentido de mudanças no sistema de trabalho e que, agora, “vão integrar o departamento de meio ambiente como parceiro no desenvolvimento do município”. Lembra que este departamento, além de emitir licenças e fiscalizar, também colabora com o desenvolvimento e elaboração de projetos de melhoria na qualidade de vida da população.
Representando a Secretaria de Obras, Betania Basso Vieira, destacou como ponto muito importante, o tratamento dos resíduos, visando a diminuição do impacto ambiental como um todo: “muito importante também a conscientização nas escolas, pois é uma questão de educação, falha na nossa geração.”
Jorge Stachoviak, da Secretaria de Planejamento, enfatiza que o evento foi extremamente relevante, pois, “muitas vezes, quando a gente fala sobre questões ambientais, se restringe a desmatamento, mudança climática e temperatura. Mas a realidade vai além disso e é necessária a discussão sobre sustentabilidade de cada município, que inclui a coleta seletiva de lixo, incentivando a reciclagem, a destinação correta dos materiais e a educação ambiental.”
Outro tema foi relativo o uso das energias renováveis, passo fundamental para reduzir os impactos ambientais. Jorge entende que a elaboração de projetos que busquem alternativas viáveis para o município de Espumoso é motivador e vai ser possível a partir da união dos municípios da região.