13 de novembro de 2017 as 09:24 / Geral

EDUCAÇÃO – Secretaria Municipal de Educação apresenta proposta de Educação em Turno Integral na Escola Municipal Alexandre Tramontini.

Na noite de quinta-feira, 09, a equipe pedagogica da SMECT, apresentou aos pais de alunos à implementação da Educação em Tempo Integral em turno único na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Tramontini, tendo início no ano 2018, nas turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. A Secretária de Educação, Simonara Copini Pastório, destacou que a Escola oferece localização e condições estruturais nesse momento para essa forma de oferta de ensino. Sendo a mesma progressivamente ampliada para os demais anos iniciais do ensino fundamental, conforme reformas e adequações da estrutura física e recursos humanos que serão disponibilizados gradativamente nesse estabelecimento de ensino.

A Educação Integral e a oferta de educação em tempo integral, vêm sendo debatidas atualmente com o objetivo de repensar a prática pedagógica, a organização do currículo e redimensionar o tempo e os espaços escolares no sentido de estabelecer uma política educacional voltada à ampliação de oportunidades de aprendizagem.

A Secretaria Municipal de Educação de Espumoso, gestão 2017/2020, considerando o seu compromisso com a construção de uma educação escolar de qualidade, que contemple as especificações dos diferentes espaços em que as escolas da Rede Municipal de Ensino se encontram, a diversidade do contexto sociocultural dos estudantes, de suas famílias e da comunidade vem implementando uma reestruturação curricular que atenda a legislação, às necessidades contemporâneas e aos desafios de uma sociedade complexa.

Em consonância com os debates nas diversas esferas públicas, a SMECT instituiu uma agenda para discutir e efetivar a implantação da oferta de educação em tempo integral em suas várias expressões, consideradas, em linhas gerais, como ofertas que ampliam a jornada escolar mediante atividades escolares que oportunizem aprendizagens significativas, organizadas em regime de tempo integral.

O Prefeito Douglas Fontana salienta que uma das metas de sua gestão, bem como de seu plano de governo, é a implementação do Turno único para complementar a necessidade das famílias que apostam na proposta pedagógica e na estrutura da escola para o ensino em horário integral e na educação de qualidade para seus filhos.

Eduardo Knoff/Comunicação Prefeitura