SAÚDE – O MÊS E A COR MUDARAM, MAS A LUTA CONTRA O CÂNCER CONTINUAM.
Depois do Outubro Rosa, para a conscientização de mulheres sobre o câncer de mama, é iniciada a campanha Novembro Azul. Ela é dedicada a mostrar aos homens o quanto é importante fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata e a Secretaria Municipal de Saúde de Espumoso também está engajada com mais esta campanha, objetivando alertar a população sobre o câncer de Próstata.
Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. É nesse ponto que se encontra o maior desafio: o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 ANOS DE IDADE OU MAIS façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. O toque identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma.
HOJE EM DIA É ACEITO A SOLICITAÇÃO DE PSA PARA:
Homens com mais de 50 anos, que estão em risco médio de câncer de Próstata e com expectativa de vida de pelo menos mais 10 anos; 45 anos com alto risco, geralmente afro-americanos ou com parente de 1º grau (Pai, irmão ou filho) e 40 anos com risco mais elevado (mais de um parente em 1º grau diagnosticados).
Além da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, juntamente com o Comércio local, Empresários e o nosso Hospital São Sebastião, que realiza este exame, estão à disposição para esclarecimentos e encaminhamentos, previna-se!