25 de março de 2021 as 16:38 / Educação, Geral

EDUCAÇÃO I Equipe da SMECT realiza visita as escolas municipais de educação infantil

Entre os dias 22 e 24 de março, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, esteve em visita pedagógica as escolas Municipais de Educação Infantil. A presente ação, visou a promoção de reflexões perante a ações pedagógicas desenvolvidas, as materialidades e interações, os fazeres que problematizam as situações educacionais, para qualificar as práticas pedagógicas, assim como o debate referente ao Programa de Formação Continuada, oferecido as equipes educacionais.

“Podemos dizer que as visitas convocam à reflexão do próprio fazer, num diálogo coletivo, formativo e de valorização do desenvolvimento profissional na busca de uma Educação Infantil de Qualidade”, relata a Secretária de Educação Magali Pereira de Oliveira. Além da formação dos professores, diretores, coordenadores e funcionários, toda a equipe deve estar preparada para atender as necessidades individuais de cada criança e família, neste momento de reinventar-se pedagogicamente, perante a pandemia.

Quando falamos em educação infantil, a escola deve ser uma extensão do núcleo familiar. Uma comunicação constante e transparente é essencial, para garantir que os pais estejam presentes no dia a dia da criança e acompanhem o desenvolvimento escolar de perto. Portanto, é muito importante que a escola esteja preparada e ofereça um bom suporte para a criança e para os pais nesse momento. A comunidade escolar precisa identificar qual é o seu projeto e que tipo de indivíduo que a escola e a família pretendem formar, alinhando-se a filosofia e os caminhos seguidos pela escola com a sua proposta pedagógica.