08 de outubro de 2021 as 09:57 / Educação

Primeira Infância Melhor e Criança Feliz realizam ação do Dia da Criança

Os Programas PIM/PCF, tem por objetivo apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade, através de eixos de atuação, que visam a vigilância e promoção do desenvolvimento integral infantil, a interação parental positiva e a articulação em rede. As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, da parentalidade positiva, bem como a identificação de potencialidades e necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado.

A atuação do PIM/PCF se dá por meio de visitas domiciliares e atividades grupais periódicas de viés lúdico, que são realizadas a partir de planos singulares de atendimento, e da articulação de ações em rede. Os atendimentos do PIM/PCF ocorrem por meio de visitas domiciliares a famílias com gestantes e crianças menores de seis anos. Em alguns casos, o atendimento às famílias pode ser feito de forma híbrida associando visitas presenciais e remotas.

Os atendimentos são planejados a partir do Plano Singular de Atendimento, construído em diálogo permanente com a família e com a rede de serviços, onde é possível reconhecer as especificidades de cada família e traçar as ações a serem desenvolvidas, buscando desenvolver conhecimentos de saúde, educação, cultura e desenvolvimento social e utilizam a  ludicidade como uma abordagem que incorpora brincadeiras e jogos e valoriza o potencial brincante das crianças e famílias nos processos de ensino e aprendizagem.

O público-alvo para atendimento do PIM/PCF são famílias com gestantes e/ou com crianças menores de seis anos de idade. Atualmente contamos com 3 visitadores em nosso município, 1 digitador que alimenta o sistema e 3 GTM (Grupo Técnico Municipal), sendo estes da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria da Assistência Social.

Atendemos 56 famílias, 61 crianças e 2 gestantes, sendo estas dos Bairros Arroio,  União, São Valentin, Luiz Parizzoto e Habitar Brasil. Como programação do Dia da Criança, a equipe dos programas organizou um momento de entrega de camisetas dos programas as crianças e gestantes.