Intensificado o combate ao Aedes aegypti
Como o reinicio do período chuvoso em Espumoso, a Secretaria de Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária, está intensificando o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Foram realizadas visitas em todas as residências dos bairros União, Brasil e parcialmente do Centro. Onde os profissionais, procuram ambientes que potencializam o aparecimento do mosquito, bem como, realizaram palestras e conversas com os moradores e com a comunidade escolar, sobre a importância de combater o inseto.
Como realizar a prevenção:
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.