10 de junho de 2021 as 09:17 / Educação

Secretaria Municipal de Educação realiza reunião de capacitação nutricional

Após um período de suspenção das aulas, devido a pandemia de Covid-19, onde os alunos de toda rede municipal de ensino, tiveram a oportunidade de ficar um momento estendido no ambiente doméstico, sem um contato pessoal com a escola, avanços considerados de prioridades por parte da Secretaria Municipal de Educação, tiveram uma breve pausa, e alguns como foi caso da educação alimentar, teve um pequeno regresso.

Com intuito de atualizar os funcionários das escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação, esteve realizando na tarde da última quarta-feira, 09 de junho, na sede do Centro Cultura Getúlio Soares de Chaves, uma reunião de capacitação, organizada pelas Nutricionista da pasta, Ketty Pinto Corazza, e  pela estagiária de Nutrição da Universidade de Passo Fundo -UPF Ingrid Lammel,  ao qual pautaram o evento com muitos assuntos entres eles: boas práticas de manuseio de alimentos,  retorno de avaliações nutricionais nas escolas, reaproveitamento de alimentos, diversificação da alimentação, entre outros.

Ketty, destacou a imperiosidade, de que toda a equipe escolar, esteja envolvida nos objetivos expostos pela educação alimentar, desde a direção, funcionários da merenda, professores e principalmente, alunos.

Ao ser abordada no que tange, ao papel da alimentação na estabilização da imunidade, tema muito tratado em redes sociais, e que ganhou notoriedade neste período de pandemia, a nutricionista comentou, “as crianças ficaram muito tempo fora do ambiente escolar, e temos relados de funcionários, que a rotina alimentar mantida anteriormente, não é vista na atualidade.  As crianças não estão mais aceitando frutas, saladas; e muitas dessas crianças, estão acima do peso, fato que demonstra, quão este período não foi tão benéfico para saúde alimentar dos alunos.”

A estagiária em nutrição pela UPF, Ingrid Lammel, esteve expondo inovações no preparo de alimentos, e em entrevista ela destacou, a importância do intercâmbio universidade-poder público “é muito interessante, porque enquanto na universidade é exposto a teoria, e aqui podemos notar, como é praticada a alimentação, e na maioria das vezes, é distante da teorizada no ambiente universitário.”

Após as palestras, foi servido um coquetel para todos os presentes.